CURSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E AUDIOVISUAL

Meses antes do início da Mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 41 oficinas e produzidos 19 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país. 

 

Os cursos transmitem conteúdo teórico e prático, incluindo Linguagem Audiovisual, Roteiro, Fotografia e Direção de Arte. A realização dos filmes é orientada por professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. Como resultado desses cursos, o grupo de alunos criou o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de realizar projetos de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado.

 

Os filmes realizados pelos alunos incluem ficções com temas inspirados em histórias da cultura local e documentários que tratam de questões do cotidiano da cidade. A equipe da Mostra realiza avaliações constantes que mapeiam as aptidões de cada aluno, com o objetivo de melhor dividir as equipes para a realização dos filmes e produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que colocam em prática todo o aprendizado adquirido.

 

A primeira turma, composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos, realizando 33 oficinas, 10 curtas-metragens e participando da organização das quatro primeiras edições da Mostra. A maioria desses jovens deu continuidade aos estudos e atualmente estão matriculados em institutos de ensino e universidades no estado. Em 2018 foi criada uma nova turma, com 45 alunos, que participou de 4 oficinas e realizou 5 curtas-metragens. Parte dos alunos da primeira turma permanece atuando nos cursos, auxiliando os professores na coordenação técnica.

O Coletivo Nós do Audiovisual é um grupo formado por jovens de São Miguel do Gostoso e distritos vizinhos, no estado do Rio Grande do Norte.

COLETIVO

NÓS DO AUDIOVISUAL

O grupo foi criado em 2013 pelos alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, realizados anualmente em São Miguel do Gostoso pelos organizadores da Mostra de Cinema de Gostoso. O Coletivo Nós do Audiovisual participou de todo o processo de realização das cinco edições da mostra, da escolha dos filmes à produção do evento, com a organização dos espaços de exibição, recepção de convidados, logística e desmontagem do evento. O coletivo já produziu 15 curtas-metragens que foram exibidos durante a mostra, em sessões na sala de cinema montada ao ar livre na Praia do Maceió. Os filmes também são inscritos e exibidos em festivais de cinema pelo país.

 

Em paralelo à realização de filmes, o coletivo produz vídeos institucionais, realiza a cobertura de eventos no município e é responsável pela estrutura técnica do Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso. Pautando-se sempre pelo desejo de seguir com a produção audiovisual em uma região cujo acesso ao cinema até pouco tempo era muito escasso, o coletivo vem ganhando experiência e aprimorando cada vez mais sua técnica e bagagem cultural. Para 2019, além da organização da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, o coletivo participará de novos cursos de formação e irá produzir três novos curtas-metragens.

FILMES REALIZADOS PELO COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL

JÚLIA PORRADA

2019, documentário, 13 min

Em São Miguel do Gostoso, o místico percorre as encruzilhadas de uma nordestina com sobrenome justificável

ANDO ME PERGUNTANDO

2019, ficção, 11 min

No campo de cultivo ou no campo de futebol, Fabiano precisará encontrar sua própria essência.

LABIRINTEIRAS

2019, documentário, 7 min

Um grupo de mulheres do litoral potiguar luta para que a arte da tecelagem do labirinto não seja esquecida. Em meio a muitas adversidades elas tecem o fio de suas próprias histórias.

CARTA BRANCA

2019, ficção, 9 min

Na pequena cidade onde vive, as memórias do passado percorrem a mente e as ações de Ian

O GRANDE AMOR DE UM LOBO

2018, documentário, 12 min

Na busca pelo verdadeiro amor um jovem sonhador faz da sua realidade o seu próprio filme.

AUTÔMATO DO TEMPO

2018, ficção, 11 min

Nas fissuras do que constitui a realidade, vive Renner. Um viajante do tempo que busca montar o quebra cabeça de sua história.

FILHO DE PEIXE

2018, documentário, 13 min

O filho de um peixe pode ser um peixe e também pode ser o que ele quiser.

DERRADEIRO

2018, ficção, 15 min

Seu Luiz navega no oceano de suas memórias deixando as lembranças falarem mais alto do que a realidade.

MEDO É UMA MOITA

2018, documentário, 7 min

Na calada da noite em São Miguel do Gostoso, o medo e o mistério fazem morada debaixo de um cajueiro.

MOEDA GOSTOSO

2017, documentário, 13 min

São Miguel do Gostoso é um dos poucos municípios do Brasil a adquirir uma moeda própria. No entanto, os moradores ainda não estão totalmente adaptados à novidade.

OS DOIS LADOS DO LIXO

2017, documentário,12 min

Os Dois Lados do Lixo trata sobre um assunto não resolvido no município de São Miguel do Gostoso: o que fazer com as toneladas de lixo produzidas diariamente pela população?

O GRANDE Ó

2017, ficção, 10 min

Nicolas e Ozório se deparam com o anúncio de um novo jogo que nunca teriam dinheiro para comprar. Decidem então arquitetar um plano para roubá-lo em uma loja de São Miguel do Gostoso.

FLÔZINHA

2015, ficção, 11 min

Três quase caçadores se metem na mata com a missão de capturar um peba para saciar o desejo da Dona Liquinha. Porém, cometeram um grande erro: não levaram o fumo para a Florzinha.

O PAI DA NOITE

2015, ficção, 7 min

Quatro adolescentes se perdem na mata liderados por um feiticeiro picareta que evoca um espectro maligno visando antever o resultado do jogo do bicho.

O MENINO E A CAIXA MISTERIOSA

2015, ficção, 10 min

Luiz certamente passaria a vida inteira brincando na terra quente com seus amigos se não fosse pela chegada de uma caixa misteriosa. A caixa atrai a atenção de todos e agora a vizinhança está em apuros.

À PROCURA DO SOL

2015, ficção, 15 min

A chegada de um garoto de fora causa reboliço na pacata São Miguel do Gostoso e acentua os dilemas adolescentes das irmãs Sophia e Manu.

PROMESSAS

2014, documentário, 16 min

Documentário sobre o Marco do Descobrimento do Brasil, deixado no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo os antigos moradores, local onde foi descoberto o Brasil.

ENTRE LONAS

2014, ficção, 11 min

A realidade de Chico, garoto que se divide entre o trabalho na feira para ajudar a família e as tarefas da escola.

O CONTADOR DE CAUSOS

2013, ficção, 15 min

Livre interpretação da história da fundação do município de São Miguel do Gostoso – RN.

REALIZAÇÃO