CURSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E AUDIOVISUAL
Meses antes do início da mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 52 oficinas e produzidos 24 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país e no exterior.
Como resultado dessa experiência, o grupo de alunos criou em 2015 o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de ampliar as possibilidades de realização de novos projetos, de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado.
A primeira turma, composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos, realizando 33 oficinas, 10 curtas-metragens e participando da organização das quatro primeiras edições da Mostra. A maioria desses jovens deu continuidade aos estudos e atualmente estão matriculados em institutos de ensino e universidades no estado. Em 2018 foi criada uma nova turma, com 45 alunos, que participou de 14 oficinas e realizou 10 curtas-metragens.
Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para o "Coletivo Nós do Audiovisual", em 2022 foi criada a terceira turma e realizadas 4 oficinas resultando na produção de dois curtas-metragens até o momento.
O Coletivo Nós do Audiovisual é um grupo formado por jovens de São Miguel do Gostoso e distritos vizinhos, no estado do Rio Grande do Norte.
COLETIVO
NÓS DO AUDIOVISUAL
O grupo foi criado em 2013 pelos alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, realizados anualmente em São Miguel do Gostoso pelos organizadores da Mostra de Cinema de Gostoso. O Coletivo Nós do Audiovisual participou de todo o processo de realização das oito edições da mostra, da escolha dos filmes à produção do evento, com a organização dos espaços de exibição, recepção de convidados, logística e desmontagem do evento. O coletivo já produziu 24 curtas-metragens que foram exibidos durante a mostra, em sessões na sala de cinema montada ao ar livre na Praia do Maceió. Os filmes também são inscritos e exibidos em festivais de cinema pelo país.
Em paralelo à realização de filmes, o coletivo produz vídeos institucionais, realiza a cobertura de eventos no município e é responsável pela estrutura técnica do Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso. Pautando-se sempre pelo desejo de seguir com a produção audiovisual em uma região cujo acesso ao cinema até pouco tempo era muito escasso, o coletivo vem ganhando experiência e aprimorando cada vez mais sua técnica e bagagem cultural.
FILMES REALIZADOS PELO COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL
BARRAQUEIROS
2022, documentário, 15 min
No início de 2022, a Secretaria do Patrimônio da União intimou os barraqueiros da praia de Tourinhos a retirarem suas barracas da praia, alegando impactos ambientais. Apreensivos, os barraqueiros buscam um acordo para continuar com suas atividades econômicas. Este conflito, ainda em curso, é mais antigo, e perdura há quase uma década.
ARREBENTAÇÃO
2022, ficção, 15 min
Uma família de quatro pessoas se muda para uma pequena cidade no Nordeste brasileiro. O pai, Marcos, e a mãe, Irene, brigam incessantemente, apesar de verbalizarem que estão em busca de um recomeço. Em meio à crise familiar, há um apagão elétrico na cidadezinha.
PAPA-JERIMUM
2021, documentário, 15 min
Seu Leonardo foi pioneiro em São Miguel do Gostoso ao construir a primeira pousada da cidade. Ao longo de sua trajetória, contribuiu para o desenvolvimento de Gostoso rumo ao futuro.
MESTRE MARCIANO
2021, documentário, 9 min
No litoral do Rio Grande do Norte, pai e filho relembram tradições do passado que continuam vivas em suas mentes, e que transformaram José Marciano no maior mestre do Boi de Reis da cidade.
JÚLIA PORRADA
2019, documentário, 13 min
Em São Miguel do Gostoso, o místico percorre as encruzilhadas de uma nordestina com sobrenome justificável
ANDO ME PERGUNTANDO
2019, ficção, 11 min
No campo de cultivo ou no campo de futebol, Fabiano precisará encontrar sua própria essência.
LABIRINTEIRAS
2019, documentário, 7 min
Um grupo de mulheres do litoral potiguar luta para que a arte da tecelagem do labirinto não seja esquecida. Em meio a muitas adversidades elas tecem o fio de suas próprias histórias.
CARTA BRANCA
2019, ficção, 9 min
Na pequena cidade onde vive, as memórias do passado percorrem a mente e as ações de Ian
O GRANDE AMOR DE UM LOBO
2018, documentário, 12 min
Na busca pelo verdadeiro amor um jovem sonhador faz da sua realidade o seu próprio filme.
AUTÔMATO DO TEMPO
2018, ficção, 11 min
Nas fissuras do que constitui a realidade, vive Renner. Um viajante do tempo que busca montar o quebra cabeça de sua história.
FILHO DE PEIXE
2018, documentário, 13 min
O filho de um peixe pode ser um peixe e também pode ser o que ele quiser.
DERRADEIRO
2018, ficção, 15 min
Seu Luiz navega no oceano de suas memórias deixando as lembranças falarem mais alto do que a realidade.
MEDO É UMA MOITA
2018, documentário, 7 min
Na calada da noite em São Miguel do Gostoso, o medo e o mistério fazem morada debaixo de um cajueiro.