top of page
3_BANDEIRA_CINEMA_RGB_merge_0008_PASSARO-2.png

Texto Direção Geral

É com grande alegria que celebramos a 12ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso. Ao longo de mais de uma década, o projeto se consolidou como uma experiência cinematográfica única no Brasil, com duas salas de cinema de alta tecnologia montadas na praia, favorecendo um encontro singular entre o cinema e o público brasileiro e afirmando São Miguel do Gostoso como um território vivo de criação, formação e circulação audiovisual. Realizar esta Mostra é um compromisso contínuo com a construção de espaços acessíveis e afetivos para ver e pensar o cinema coletivamente.

3_BANDEIRA_CINEMA_RGB_merge_0010_PASSARO-1.png
3_BANDEIRA_CINEMA_RGB_merge_0008_PASSARO-2.png
Nesta edição, celebramos um marco importante: foram inscritos 1.357 filmes, vindos de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal — 198 longas e 1.159 curtas-metragens. Esse recorde de inscrições evidencia a vitalidade e a capacidade inventiva do cinema brasileiro e reforça o papel da Mostra como lugar de visibilidade, diálogo e cuidado curatorial.

Com o propósito de fortalecer ainda mais a produção audiovisual do Rio Grande do Norte, em diálogo com os realizadores do estado, anunciamos a criação da Mostra Potiguar, que passa a integrar nossa programação. A nova mostra apresenta filmes realizados no estado na sala de cinema ao ar livre montada na Praia do Maceió e nasce da constatação do crescimento concreto da produção local: 87 filmes potiguares foram inscritos este ano. A curadoria da Mostra Potiguar contou com a participação do realizador e curador potiguar Rosy Nascimento, que se soma à equipe formada por nós, além de Janaína Oliveira, Carine Fiúza e Mariana Souza. Ao todo, serão exibidos 12 filmes potiguares nesta edição, distribuídos entre diferentes seções da programação.

Renovamos a parceria com a APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), fortalecendo o compromisso da Mostra com a construção de um projeto que acolhe múltiplos olhares e experiências.

Entre as novidades deste ano, anunciamos uma parceria com a plataforma Itaú Cultural Play, que exibirá uma seleção de dez filmes do Rio Grande do Norte logo após o encerramento da 12ª edição. É mais um passo para ampliar o alcance da produção potiguar, possibilitando que os filmes cheguem a novos públicos. 

Com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), anunciamos uma parceria com a O2 Pós, empresa da O2 Filmes, que oferecerá dois prêmios de finalização para longas-metragens selecionados pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo do Rio Grande do Norte. As empresas DOT e Místika continuam sua colaboração com a Mostra, oferecendo um prêmio de pós-produção para um filme da Mostra Competitiva. 

Este ano também marca o início da quarta turma dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, que seguirá em atividade pelos próximos três anos em São Miguel do Gostoso. Ao longo de 12 anos, o projeto formou mais de 150 jovens, realizou 57 oficinas e 35 curtas-metragens, exibidos e premiados em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Parte do grupo já formado pelo projeto encontra-se, neste momento, em fase de pós-produção de seu primeiro longa-metragem, previsto para estrear em 2026 — um marco que reafirma a força da formação audiovisual realizada no município.

Este ano, a Mostra de Cinema de Gostoso foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, conforme a Lei nº 12.299, sancionada em 24 de julho de 2025 pela governadora Fátima Bezerra, apoiadora do projeto desde o início. A iniciativa, fruto de um projeto de lei do deputado estadual Francisco do PT, celebra a relevância do evento para a cultura, o turismo e a economia potiguar.

Temos a honra de contar, pelo terceiro ano consecutivo, com o patrocínio master da Petrobras, maior patrocinadora da cultura brasileira, cuja parceria tem sido fundamental para a continuidade e a expansão do projeto. A Petrobras segue contribuindo diretamente para o desenvolvimento do cinema e da produção regional no país, reafirmando seu compromisso com a cultura e o audiovisual brasileiro. 

Há quatro anos parceira da Mostra de Cinema de Gostoso, a Salinor, maior produtora de sal do Brasil, tem se destacado por sua rara sensibilidade e compromisso com o desenvolvimento sociocultural do Rio Grande do Norte, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento deste projeto.
 
Registramos também nosso agradecimento às instituições e empresas que tornam esta edição possível: ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte – por meio da Secretaria de Estado da Cultura(SECULT), da Secretaria Estadual de Turismo, da Emprotur, do IDEMA e da Fundação José Augusto, presentes desde as primeiras edições do projeto –, e ao apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. 
 
A Mostra de Cinema de Gostoso – um cinema popular, a céu aberto, gratuito e democrático – tem se consolidado a cada nova edição. O crescimento do público, a ampliação e a diversidade da seleção de filmes e o aperfeiçoamento técnico das exibições são resultado de um trabalho árduo e atento a cada detalhe, realizado por uma equipe extremamente dedicada. 
 
Convidamos todas e todos a viver intensamente esta edição — seus filmes, debates e encontros — e a celebrar conosco a força do cinema brasileiro.

Direção Geral — 12ª Mostra de Cinema de Gostoso

Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld

bottom of page