A Mostra de Cinema de Gostoso é realizada na cidade de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, sempre no mês de novembro. Ao longo de cinco dias, o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos filmes de todo o país, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Toda a programação é gratuita.
A sala principal da Mostra de Cinema de Gostoso é montada ao ar livre na Praia do Maceió. Com 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. Com a presença de mais de 2.000 pessoas por noite, todas as cadeiras e parte da faixa de areia ficam ocupadas pelo público. Uma área de convivência é montada antes do acesso à sala, com praça de alimentação e espaço para comerciantes locais.
MOSTRA COMPETITIVA
Praia do Maceió
Sessões compostas por longas e curtas-metragens que concorrem ao Troféu Luís da Câmara Cascudo, concedido por voto popular e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas e críticos de cinema presentes na mostra. São exibidos filmes brasileiros contemporâneos, a maioria inédita no Rio Grande do Norte.
MOSTRA
PANORAMA
Tenda Panorama
Sessões compostas por longas e curtas-metragens com linguagem inovadora.
MESAS DE
DEBATE
Pousada dos Ponteiros
Realizadas diariamente com diretores, produtores, atores e atrizes dos filmes exibidos na Mostra.
SEMINÁRIO
Pousada dos Ponteiros
Mesas de debate com profissionais da economia criativa, com discussões acerca do mercado audiovisual brasileiro.
REALIZADORES
HECO PRODUÇÕES
A Heco Produções atua em projetos culturais de formação artística e educacional nas áreas de cinema, televisão, publicação e exposição. Seu principal enfoque é a promoção do cinema brasileiro. Desde 1994, a produtora realizou mais de 20 mostras e retrospectivas, que incluem seminários e a publicação de livros e catálogos. A Heco já realizou longas-metragens documentais, curtas-metragens de ficção e séries para TV.
CDHEC
O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC foi criado em 2003, por jornalistas e agentes culturais com a finalidade de promover, proteger e reparar os direitos fundamentais do cidadão. Com a transferência do CDHEC de Natal para São Miguel do Gostoso, foi criado o Espaço TEAR oferecendo à comunidade uma série de projetos socioculturais que incluem cursos profissionalizantes, oficinas de dança, teatro e jornalismo e o Auto de Natal de São Miguel do Gostoso.