top of page

O Coletivo Nós do Audiovisual é formado por jovens de São Miguel do Gostoso que participam dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, realizados meses antes do início da Mostra de Cinema de Gostoso, desde sua primeira edição, em 2013. Os cursos têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro.

O conhecimento adquirido pelos alunos ao longo dos anos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização e produção da Mostra de Cinema de Gostoso. Os alunos dividem-se em equipes para suprir a demanda logística do evento, dando assistência a todas as áreas da produção.

Tanto as temáticas que envolvem os cursos quanto os filmes produzidos são pensados dentro de uma lógica de valorização das tradições e costumes da comunidade. Os alunos são incentivados a explorar o imaginário cotidiano de São Miguel do Gostoso ao elaborarem seus roteiros, dentro de um processo de enaltecimento da cultura local. Dessa forma, eles acabam por refletir sobre o ambiente em que vivem de maneira crítica e cultivam a formação de suas identidades.

olho 12_edited.png
CFTA_1_3_edited.jpg

Completando uma década este ano, 148 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores já passaram pelos cursos de formação, foram ministradas 52 oficinas e produzidos 25 curtas-metragens, que têm proporcionado a este grupo de jovens uma visibilidade em âmbito nacional e internacional. 

Em 2023, a terceira turma dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual realizou dois curtas-metragens, após oficinas ministradas pelos professores Rodrigo Almeida, Guilherme Xavier Ribeiro e Daniel Rone. Os alunos participaram de oficinas e experiências práticas que viabilizaram a produção dos filmes que serão exibidos na Mostra Coletivo Nós do Audiovisual: a ficção Maremoto e o documentário Nós do Audiovisual.

CURTAS-METRAGENS PRODUZIDOS NAS OFICINAS

MAREMOTO

FICÇÃO, 20 MIN, RN, 2023, LIVRE

DIREÇÃO: CRISTINA LIMA E JULIANA BEZERRA

Após frustrar-se com a paixão pelo mergulho em alto-mar, Léo, a filha mais nova de um pescador, decide mudar o curso da sua vida e abre uma oficina de motos. Porém, a volta do irmão, Maço, com o GPS do pai que se encontra doente, faz com que Léo considere realizar um último mergulho para resgatar um tesouro esquecido.

NÓS DO AUDIOVISUAL

DOC, 20 MIN, RN, 2023, LIVRE

DIREÇÃO: MAISA TAVARES E CLARA LEAL

Depois de uma década contando histórias da sua comunidade, o Coletivo Nós do Audiovisual decide contar sua própria história de uma perspectiva interna e externa.

bottom of page