• Instagram
  • Facebook
  • YouTube

CURSOS DE FORMAÇÃO

Desde sua primeira edição, a Mostra aposta em oferecer a jovens do município de São Miguel do Gostoso e distritos arredores uma série de cursos de formação técnica e audiovisual. Os cursos têm como objetivo proporcionar o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos que são colocados em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso. Tanto as temáticas que envolvem os cursos quanto os filmes produzidos são pensados dentro de uma lógica de valorização das tradições e costumes da comunidade. Os alunos são incentivados a explorar o imaginário cotidiano de São Miguel do Gostoso ao elaborarem seus roteiros. Dessa forma, eles acabam por refletir sobre o ambiente em que vivem de maneira crítica e vislumbrar a abertura de uma janela de oportunidades e novas visões de mundo.

Na primeira edição dos cursos de formação, 45 alunos participaram das oficinas: Introdução à Linguagem Audiovisual, Iniciação à História do Cinema Mundial e Brasileiro, Produção Cultural II, Mágicas e Técnicas de Animação, Roteiro e Vídeo. Foi produzido o curta-metragem O Contador de Causos, exibido durante a programação da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso.

2013

2014

No ano seguinte, 52 alunos fizeram parte das oficinas: Linguagem Cinematográfica II, Fotografia, Roteiro II, Curadoria, História do Cinema Mundial e Brasileiro II, Montagem I, Vídeo II e Produção Cultural II. A parte prática dos cursos resultou nos curtas-metragem Entre Lonas e Promessas, exibidos durante a programação da 2ª Mostra de Cinema de Gostoso.

Em sua terceira edição, foram oferecidas as seguintes oficinas para 52 alunos: Linguagem Cinematográfica II, Fotografia, Roteiro II, Curadoria, História do Cinema Mundial e Brasileiro II, Montagem I, Vídeo II e Produção Cultural II. Foram realizados quatro curtas-metragens que foram exibidos durante a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso: Flôzinha, O Menino e a Caixa Misteriosa, O Pai da Noite e À Procura do Sol.

2015

2017

Já em 2017, uma turma de 52 alunos participou das oficinas: Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Figurino, Vídeo I, Curadoria, Cenografia e Produção Cultural I e II. Os alunos realizaram três curtas-metragens que foram exibidos durante a programação da 4ª Mostra de Cinema de Gostoso: O Grande Ó, Os Dois Lados do Lixo e Moeda Gostoso .

Em 2018, foi formada uma nova turma com 45 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma. Foram realizadas as oficinas: Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte e Realização Audiovisual I e II. Ao final das oficinas, os jovens realizaram cinco curtas-metragens que foram exibidos durante a programação da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso: Autômato do Tempo, Filho de Peixe, Derradeiro, O Grande Amor de um Lobo e Medo é Uma Moita.

2018

2019

Em 2019, os alunos participaram de seis oficinas: Linguagem Audiovisual, Roteiro I e II, Realização Cinematográfica I e II e Edição. As três primeiras oficinas foram ministradas pelo cineasta e educador João Paulo Gohar (Cineduc-RJ). O cineasta mineiro Marco Antônio Pereira foi responsável por ministrar as oficinas de Realização Cinematográfica e Edição, momento em que os alunos filmaram e montaram os quatro curtas-metragens desenvolvidos nas oficinas de Roteiro. Os curtas-metragens serão exibidos nesta edição da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que se consolida a participação dos alunos por meio da exibição de seus filmes e da participação na organização do evento. Confira aqui a programação.

REALIZAÇÃO