LOGO_8_MOSTRA_branco.png

CURSOS DE FORMAÇÃO

Meses antes do início da Mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 47 oficinas e produzidos 21 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país. 

 

Os cursos transmitem conteúdo teórico e prático, incluindo Linguagem Audiovisual, Roteiro, Fotografia e Direção de Arte. A realização dos filmes é orientada por professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. Como resultado desses cursos, o grupo de alunos criou o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de realizar projetos de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado.

Os filmes realizados pelos alunos incluem ficções com temas inspirados em histórias da cultura local e documentários que tratam de questões do cotidiano da cidade. A equipe da Mostra realiza avaliações constantes que mapeiam as aptidões de cada aluno, com o objetivo de melhor dividir as equipes para a realização dos filmes e produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que colocam em prática todo o aprendizado adquirido.

 

A primeira turma, composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos, realizando 33 oficinas, 10 curtas-metragens e participando da organização das quatro primeiras edições da Mostra. A maioria desses jovens deu continuidade aos estudos e atualmente estão matriculados em institutos de ensino e universidades no estado. 

COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL

O Coletivo Nós do Audiovisual é um grupo formado por jovens de São Miguel do Gostoso e distritos vizinhos, no estado do Rio Grande do Norte. O grupo foi criado em 2013 pelos alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, realizados anualmente em São Miguel do Gostoso pelos organizadores da Mostra de Cinema de Gostoso. O Coletivo Nós do Audiovisual participou de todo o processo de realização das cinco edições da mostra, da escolha dos filmes à produção do evento, com a organização dos espaços de exibição, recepção de convidados, logística e desmontagem do evento. O coletivo já produziu 17 curtas-metragens que foram exibidos durante a mostra, em sessões na sala de cinema montada ao ar livre na Praia do Maceió. Os filmes também são inscritos e exibidos em festivais de cinema pelo país.

Em paralelo à realização de filmes, o coletivo produz vídeos institucionais, realiza a cobertura de eventos no município e é responsável pela estrutura técnica do Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso. Pautando-se sempre pelo desejo de seguir com a produção audiovisual em uma região cujo acesso ao cinema até pouco tempo era muito escasso, o coletivo vem ganhando experiência e aprimorando cada vez mais sua técnica e bagagem cultural. Para 2021, além da organização da 8ª Mostra de Cinema de Gostoso, o coletivo exibirá dois curtas-metragens.

Screen Shot 2021-11-11 at 19.00_edited.jpg

PAPA-JERIMUM

dir. Clara Leal e Harcan Costa

MESTRE MARCIANO

dir. Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos