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11ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

Diversidade Cultural e Coprodução:

O Nordeste na Cena Global

com Dora Amorim e RUBIAN MELO

MEDIAÇÃO: ANNA ANDRADE

POUSADA DOS PONTEIROS

25 NOV SEGUNDA

17H

Produtoras especialistas em cinema discutem a riqueza da diversidade cultural do Nordeste brasileiro e seu impacto nas coproduções cinematográficas em nível global.

O Nordeste vem se firmando como um importante polo de criação e colaboração no cenário audiovisual, e as participantes irão explorar como as parcerias internacionais e as coproduções têm contribuído para a visibilidade das histórias nordestinas, ampliando o alcance e a representatividade da região no cinema mundial.

A mesa também abordará os desafios e as oportunidades que surgem nesse contexto, bem como as estratégias para promover um intercâmbio cultural mais efetivo.

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DORA AMORIM

É sócia da Zebra Filmes e da Ponte Produtoras, com experiência como produtora audiovisual desde 2010.

 

Produziu diversos longas, incluindo A Seita, Camocim, Aquarius, Bacurau, Sem Coração e O Agente Secreto. Atua como diretora de produção do Janela Internacional de Cinema do Recife e colabora com a Cinemascópio Produções.

 

Iniciou recentemente uma parceria com a produtora Glaz e assinou a produção executiva de projetos da Netflix, Globo e Galeria Filmes.

 

Participante de laboratórios internacionais, foi escolhida para o Programa Berlinale Talents em 2021.

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RUBIAN MELO

É jornalista, produtora, coordenadora geral do NordesteLAB e diretoraexecutiva da Saturnema Filmes, especializada em planejamento e gestão de projetos de comunicação e audiovisual.

 

Possui ampla experiência em projetos para TV, web, streaming e cinema. Foi curadora para a Globo Filmes e Gloob, e trabalhou em produtos exibidos em mais de 20 canais na América Latina e plataformas como Amazon Prime.

 

Desde novembro de 2023 é Talento Paradiso e ministra masterclasses em instituições renomadas como USP, Instituto de Cinema, Univille e Lab Negras Narrativas.

Narrativas do Nordeste:

Construindo Identidades no Cinema Brasileiro

com CAROLINA PORTO, MARCOS ALEXANDRE E PEDRO FIÚZA

MEDIAÇÃO: ANNA ANDRADE

POUSADA DOS PONTEIROS

23 NOV SÁBADO

17H

Convidamos cineastas e produtores para refletir sobre a importância e os impactos das produções realizadas na região.

 

O cinema nordestino tem se destacado por trazer à tona questões sociais, culturais e políticas, apresentando personagens e histórias que refletem a diversidade da região. Discutiremos como essas produções desafiam estereótipos e promovem uma compreensão mais profunda das realidades nordestinas, potencializando a difusão da cena local para públicos diversos.

 

A mesa será um espaço para compartilhar experiências e reflexões sobre a importância do cinema como ferramenta de representação e transformação social.

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CAROLINA PORTO

Parahybana natural de João Pessoa, é mulher-mãe-preta-Omorixá no Ilè Àsè Òrìsànlá Tàlábí.

 

Atuando como diretora de produção de cinema e audiovisual e produtora cultural, trabalhou em projetos como O Sertão Vai Vir ao Mar, indicado ao Oscar; Stregoneria; Calunga Maior; Axé Meu Amor; A Mulher Invisível; as Séries Salve Mestre, do canal Off; Juninas, da TV Tambaú e TV Jornal; Davissauro e 180 - Feminicídios na Paraíba, além de Mostras como Djaniras, Moã e Festival Aurora.

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MARCOS ALEXANDRE

É roteirista, diretor e produtor. Fundador e um dos sócios da produtora soteropolitana Gran Maître Filmes. Possui mestrado profissional em Roteiro e fez parte da turma de 2023 do programa da Netflix para roteiristas negros e povos originários.

 

Seu curta-metragem Caluim foi premiado e passou em mais de 40 festivais nacionais e internacionais. Seu próximo curta sci-fi afrofuturista, Meu Pai e a Praia, terá estreia mundial na 13ª AFRIFF, que acontece anualmente em Lagos, na Nigéria.

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PEDRO FIÚZA

Nasceu em Natal, em 1986. Estudou Rádio & TV na UFRN, onde especializou-se em Cinema. Começou como cineclubista, foi diretor e curador de festival de cinema e realizador de projetos de exibição. Também foi conselheiro de leis de incentivo e avaliador de editais. Trabalhou como montador e faz parte do Grupo Carmin de teatro.

É sócio-fundador da Casa da Praia Filmes, onde dirige, roteiriza, produz e distribui curtas e longas-metragens de ficção, documentários e videoclipes, exibidos e premiados ao redor do mundo. É idealizador do Casa da Praia Lab e também atua como consultor para filmes.

Cinema e Audiovisual Brasileiro:

Análise Atual e Perspectivas para o Futuro

com RODRIGO ANTÔNIO DA SILVA E MARY LAND BRITO

MEDIAÇÃO: LÍVIA CIRNE

POUSADA DOS PONTEIROS

24 NOV DOMINGO

17H

Exploramos a trajetória recente e as novas perspectivas do cinema e do audiovisual brasileiro em um momento crucial para a definição das políticas culturais da próxima década, discutindo os principais vetores para o futuro do setor.

 

Em destaque, o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (2025-2034), que abrange desde aspectos regulatórios até o desenvolvimento e a organização dos agentes públicos e privados. O plano busca fornecer uma orientação ampla, agregando previsibilidade às ações do setor e promovendo a pactuação entre Estado e mercado.

 

A mesa pretende refletir sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento da indústria audiovisual, com vistas a fomentar um setor mais inclusivo, inovador e preparado para expandir o alcance e o impacto das produções nacionais.

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RODRIGO ANTÔNIO DA SILVA

Historiador e produtor audiovisual, mestre em Artes pela UFPA, com carreira internacional em longas e curtas-metragens, séries e documentários.

 

Atuou como curador, avaliador de editais e consultor em produções de impacto social. Foi idealizador do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, coordenador do Climate Story Lab Amazônia e diretor geral do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – FIANB. Também presidiu a APAN e representou o Brasil na Rede Global de Produtores de Impacto.

 

Atualmente, é diretor de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.

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MARY LAND BRITO

Graduada em Comunicação Social pela UFRN e mestra em Multimeios pela Unicamp, foi vencedora do Edital DocTV com o filme Sangue do Barro (2009).

 

Professora e ex-coordenadora do Curso de Produção Cultural do IFRN, criou os projetos Cinemateca Potiguar e Cine Poty. Atuou como coordenadora na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015/2016) e ajudou na implantação dos Cursos Técnicos em Produção de Áudio e Vídeo no IFB.

 

Roteirista, produtora e diretora, é atualmente Secretária de Cultura do Rio Grande do Norte, coordenando políticas culturais estaduais.

mediadoras

ANNA ANDRADE

Realizadora, produtora e distribuidora audiovisual. É fundadora da Tarrafa Produtora e Distribuidora, empresa independente, feminina e negra localizada em Recife.

 

É conselheira representante da Região Nordeste na APAN e integra a Rede Latino-Americana de Cinema e Impacto Social. Atua como produtora e produtora-executiva em festivais e obras audiovisuais. Participa de curadorias e júris em festivais e é parecerista em editais de leis de incentivo. Coordenou campanhas de distribuição de filmes como Medida Provisória, A Viagem de Pedro e Retratos Fantasmas.

 

Na Tarrafa, distribuiu mais de 40 curtas brasileiros. Participou do Locarno Industry Academy em 2020 e tem 10 anos de experiência na distribuição de curtas e longas-metragens.

LÍVIA CIRNE

Jornalista pela UFPB, mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas pela mesma universidade e doutora em Comunicação pela UFPE, com estágio no Centro de Estudos da Universidade de Aveiro, em Portugal.

 

Professora do Departamento de Comunicação e do PPG em Estudos da Mídia na UFRN. Atua na Secretaria de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura por meio  do Escritório Estadual no RN. Coordena o Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais e o projeto Acessivídeos.

 

Pesquisa sobre televisão, narrativas ficcionais, novas tecnologias e acessibilidade no audiovisual.

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