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SEMINÁRIOS

ROTEIRO E DIREÇÃO: UM DIÁLOGO

POUSADA DOS PONTEIROS

25 NOV SÁBADO

17H30

Desde os anos 1950, com a chamada "política dos autores", o cinema ficou marcado como o terreno artístico dos diretores.

 

Desde os anos 1970, a geração dos autores fundadores da telenovela e, mais recentemente, os "showrunners" de séries, parecem posicionar os escritores como a principal força criativa por trás da televisão.

Fato é que o processo criativo de uma peça audiovisual é erguido sobre a dinâmica entre o texto e sua realização.

Maria Camargo, roteirista, e Philippe Barcinski, diretor, acreditam que o processo artístico encontra seu melhor resultado na colaboração entre essas duas forças.

Nessa conversa, os dois compartilharão suas experiências individuais e em conjunto, discutindo suas visões de cinema, televisão e processos criativos dentro da indústria do audiovisual.

MARIA CAMARGO

Escritora e roteirista, formada em cinema pela PUC-Rio, é criadora das séries Rota 66, Assédio e Dois Irmãos – todas finalistas do Prêmio APCA de Dramaturgia.


Roteirista do filme Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Veneza e candidato brasileiro ao Oscar; coautora dos longas-metragens Rio do Desejo e Nise, O Coração da Loucura. Supervisora de Dramaturgia em séries como Fim, a partir do livro de Fernanda Torres, adaptou para o audiovisual obras de Clarice Lispector, Milton Hatoum, Ana Maria Gonçalves e Caco Barcellos.

 

Escreveu episódios da série Ilha de Ferro e foi finalista do Emmy Internacional com o programa Por Toda a Minha Vida – Mamonas Assassinas. Foi também roteirista da telenovela Lado a Lado, vencedora do prêmio Emmy Internacional. Diretora dos curtas-metragens premiados Se Meu Pai Fosse de Pedra e O Coração às Vezes Para de Bater e publicou os livros Dois Irmãos: Roteiro da Série, O Medo e o Mar e Preciosas Coisas Vãs Fundamentais.

PHILIPPE BARCINSKI

Dirigiu curtas e longas-metragens, novelas, séries de ficção e documentais, nacionais e estrangeiras, infantis, juvenis e adultas.


Ganhou mais de 50 prêmios por seus trabalhos em cinema. Expoente da cena de curtas-metragens nos anos 1990 com filmes como Palíndromo, A Janela Aberta e A Escada, destacados por sua linguagem autoral, participou das competições oficiais de Festivais como Cannes e Berlim.
 

Dirigiu os longas-metragens Não por Acaso, com Rodrigo Santoro, e Entre Vales, com Ângelo Antônio, e integrou o time de diretores de publicidade da O2 Filmes.
 

Em televisão, teve passagens pela TV Cultura, MTV e TV Globo. Dirigiu séries para Netflix e Discovery Kids. Começou como assistente e diretor do clássico Castelo Rá Tim Bum e dirigiu sob a supervisão artística de Fernando Meirelles, Cao Hamburger, Luiz Fernando Carvalho e José Luis Villamarim.
 

Entre seus trabalhos em televisão e streaming, destacam-se as séries 3% (segunda temporada), Cidade dos Homens, Carcereiros e Que Monstro Te Mordeu?, além de novelas como Velho Chico e Amor de Mãe. Seu último trabalho, como diretor artístico, foi a série Rota 66 para
a Globoplay.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO
DO CINEMA BRASILEIRO

POUSADA DOS PONTEIROS

26 NOV DOMINGO

17H00

Nos últimos anos, a produção de cinema nacional vem conquistando novas vitrines e públicos. Neste seminário, representantes de duas distribuidoras de destaque neste cenário de consolidação do cinema independente brasileiro – Daniel Queiroz (Embaúba Filmes) e Tânia Pinta (Vitrine Filmes) – conversam sobre os desafios e oportunidades da distribuição de filmes brasileiros nas mais diversas janelas de exibição, abordando caminhos possíveis para a ampliação do alcance destes filmes, focando na originalidade e regionalidades dos conteúdos.

DANIEL QUEIROZ – EMBAÚBA FILMES

Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década
de 1990. Foi coordenador e programador do Cine Humberto Mauro e do
Cine 104, além de curador de diversas mostras e festivais

TÂNIA PINTA – VITRINE FILMES

Cineasta formada pela UFF, pós- graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi coordenadora de investimentos da RioFilme, atuando no Programa de Fomento Retomada do Audiovisual Carioca e liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Secretaria de Estado de Cultura – RJ
e ANCINE, é gerente de negócios da Vitrine Filmes.

FESTIVAIS INTERNACIONAIS: FILMES E PÚBLICOS NO BRASIL E EUROPA

POUSADA DOS PONTEIROS

27 NOV SEGUNDA

17H00

Festivais de cinema ao redor do mundo viabilizam trocas imensuráveis. Públicos diversos assistem a filmes de países variados, colocando lado a lado experiências e vivências que fortalecem não só o intercâmbio cultural, mas também expandem o alcance dos produtos audiovisuais nacionais.


Da formação de público às parcerias de realização, os festivais abarcam diversos elos da cadeia de produção. No seminário, Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, e Susana Rodrigues, codiretora do Indie Lisboa e programming advisor do Festival de Roterdã, contam suas experiências no comando de dois dos mais importantes festivais internacionais contemporâneos.

ILDA SANTIAGO – FESTIVAL DO RIO

Fundadora e sócia do Grupo Estação, cofundadora e diretora-executiva de programação e projetos internacionais do Festival do Rio. Organizou retrospectivas no Brasil e foi curadora de mostras de filmes brasileiros em diversos países. Representante do Festival de Cannes para o cinema brasileiro. Membro dos Prêmios Platino e da Academy of Motion Pictures and Arts.

SUSANA RODRIGUES – INDIE LISBOA

Codiretora do IndieLisboa, consultora de programação para o Festival de Cinema de Roterdã e programadora do Bildrausch. Membro do comitê de seleção do Fundo Hubert Bals e do CineMart, e consultora do Instituto de Cinema de Doha, além de mentora do IFFR Pro e do Noka – Tabakalera. Colaborou com festivais como Karlovy Vary, Jeonju, Cinéma du Réel, Kerala e Festival do Rio, entre outros.

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